Os 10 mandamentos dos animais de estimação

1 - Problemas de verão:  Os cães não transpiram, portanto em situações de calor, nunca deixe o seu cãozinho no carro. Mesmo com os vidros abertos, o animal pode ter danos cerebrais ou até mesmo morrer em 10 minutos. Deixe sempre o seu cão à sombra (de preferência sob uma árvore em vez de deixar dentro de uma casota, pois elas absorvem calor). É muito mais seguro deixar o seu animal dentro de casa durante os dias muito quentes. Para combater as pulgas, penteie o seu cão com um pente especial para que os ovos também possam ser removidos e use um spray contra pulgas tanto no animal quanto nas carpetes de casa.

2 - Identificação do Animal: Uma identificação visível pode salvar a vida de gatos e cachorros. Os acidentes acontecem e quando eles ocorrem, os animais perdidos dependem da identificação em sua coleira com o nome, morada e telefone dos donos. De três em três meses, convém verificar se a coleira não está muito apertada.

3 - Os pássaros devem ser livres: Os pássaros nasceram para voar e para estar com outros pássaros. Nunca compre um pássaro numa loja de animais. Se já possui um pássaro, não lhe "corte as asas" e deixe-o voar livremente. Pense em enviar pássaros solitários para um abrigo onde ele possa estar em contacto com outros pássaros da sua espécie.


4 - Pequenos pormenores significam muito: Brincar e dar atenção ao seu animal regularmente significa muito para ele, pois ele passa o dia à espera que volte do trabalho. Comida, água, um sítio para viver e consultas regulares ao veterinário são fundamentais. Animais são seres sociais que adoram companhia mais do que qualquer coisa. Não ignore aquele rabinho alegre a abanar, deixe o seu gatinho aconchegar-se perto de si enquanto lê o jornal e não se apresse quando for passear com o seu cachorro: esse é o tempo que eles têm para explorar o mundo e tantos cheiros diferentes.

5 - Vai viajar com o seu animal de estimação? Cuidado! Se vai viajar de avião, escolha uma companhia aérea que permita que o animal seja transportado num compartimento especial e não no de carga. O compartimento de carga não possui boa ventilação e a temperatura não é regulada. Muitos são os animais que se magoam ou morrem mesmo durante as viagens em compartimentos de carga, portanto se a sua companhia aérea não permite que seu animal de estimação voe num compartimento especial, a melhor opção seria procurar outra companhia aérea ou procurar um modo mais seguro de transporte.

6 - Não deixe o seu cachorro preso: Os cachorros gostam de estar onde o você estiver. Os cachorros são animais sociáveis que adoram correr, brincar e ter atenção. Deixar o seu cachorro preso pode deixa-lo infeliz e fazer com que ele venha a ter problemas de comportamento. Se conhecer um cachorro que passou toda a sua vida preso com uma corrente, tente conversar com o dono do animal e ajude-o a compreender como a liberdade do animal é importante.

7 - Castre o seu animal de estimação: Os cães e gatos devem ser castrados. Milhões de animais são abandonados, ficam doentes e podem mesmo acabar mortos. Evite que isso aconteça, castrando o seu animal e divulgando esta informação entre as pessoas que conhecem.

8 - Se precisar de desistir de um animal: É muito importante que procure um novo dono para ele com muito cuidado. Cuidado para não dar o animal para pesquisas ou outros tipos de actividades ilícitas. Verifique se a pessoa interessada tem boa conduta e não tenha medo de dizer "não" se acreditar que o animal não ficará em boas mãos. Se por acaso não encontrar um novo dono, leve o animal a um abrigo conhecido e procure ter a certeza de que ele não passará o resto de sua vida numa gaiola.

9 - Nunca ignore animais perdidos ou magoados: Nas ruas eles podem ser vítimas de maus tratos, atropelamentos e doenças além de se poderem reproduzir (tornando o problema de super-população ainda maior). Quando vir um animal perdido, ajudaria muito se tentasse encontrar os seus donos. Se ele estiver nas ruas, procure afastá-lo de avenidas e ruas de maior movimento.

10 - Os animais de estimação são os nossos melhores amigos! Segundo um estudo nos EUA ter um animal de estimação pode trazer à nossa vida muitos beneficios. Em retribuição, muitos donos dão o mesmo amor e a mesma atenção aos seus animais que dariam a uma criança. Esta relação de amizade é aconselhada na fase de crescimento e desenvolvimento de uma criança. Está igualmente provado que uma criança, quando cresce com um animal de estimação, tem mais respeito pelo mundo à sua volta.